jan 19 2015
Sono

Boa Tarde!

Quando estávamos reformando nosso apê, sempre conversava muito com uma amiga gravidinha e ela me disse que em uma das palestras que eles foram, ela descobriu a metodologia Montessoriana de criar os filhos e isso inclui tudo, inclusive a decoração do quarto e como ela já havia feito o quarto do baby dela, ela me disse da uma olhada, porque eu me lembro de você falar que não queria berço, acho que essa metodologia vai se adequar bem com o que você já pensava em fazer.

E não é que ela estava certa! Realmente desde o começo, sempre pensei em um quarto com poucos móveis e sem berço, porque todas as mamães que conheci, diziam usar tão pouco, que decidi, que não queria mesmo.

Foi aí que comecei a pesquisar, o quarto montessoriano, que deve ser um quarto que tenha tudo ao alcance da criança, claro mamães de acordo com a faixa etária, vamos sempre pensar na segurança dos nossos babys e com poucos móveis, tudo deve ser apresentado pra criança aos poucos, então vamos lá.Aqui fizemos o seguinte, já compramos o colchão e alguns tatames (aqueles tapetes em EVA) que vamos colocar no chão, deixando uma borda e o colchão vai por cima dele, assim se a criança cair, ela não cai direto no chão e sim encima do tapete, evitando que se machuque.

A ideia é espalhar espelhos redondos de diversos tamanhos na parede ao lado do colchão, os espelhos são indicados para que a criança se diferencie do adulto, que ela se reconheça como um ser diferente do papai e da mamãe, pensamos também em um adesivo com uma árvore, alguns passarinhos, corujas, cogumelos.

E também vamos colocar uma barra na parede, parece aquelas que tem em sala de aula de ballet, numa altura de 50cm do chão, para que quando ele (a) começar a andar, consiga segurar na barra para ajudar nos primeiros passos, a ideia é espalhar uns 2 brinquedos e os espelhinhos nela, para que chame a atenção deles em todo o percurso da barra, vai ficar lindo. 😉

Montaremos também uma pequena biblioteca, já comprei um suporte de pallet, que ainda vou colocar na parede e os livrinhos vão ficar espalhados encima, assim sempre que ele quiser, vai poder pegar o livrinho e ficar folheando e fazendo aquela bagunça. rsrs

Por fim, como esse quarto era um escritório anteriormente e temos um móvel bom, vamos aproveitar parte dele, adaptando algumas coisinhas, vamos colocar um suporte com cabide em uma das divisórias, para poder colocar algumas roupas penduradas e o restante vai ser para guardar as fraldas e mais roupinhas… Só essa parte que o certo seria adaptar e deixar na altura deles, mas como vai demorar um pouco até ela (e) escolher suas roupas para vestir, achamos melhor colocar na parte de cima mesmo, por enquanto.

E também pensei em comprar 3 caixas para os brinquedos, que não serão grandes, justamente para ter o rodízio dos brinquedos, que é justamente o que aconselha a metodologia montessoriana e antes mesmo de conhecermos, nós já pensávamos em fazer, pois oferecendo poucos brinquedos para as crianças, elas conseguem se concentrar mais e desenvolve mais rápido a coordenação.

Tudo oferecido de acordo com a idade da criança, senão o que eu vejo é uma bagunça só, a criança quer pegar tudo, fica perdida e não quer mais nada, de tanta coisa que tem em volta dela.

E quando ela começar a entender, sempre deixaremos um objeto de transição, que é aquele objeto que a criança cria um vínculo afetivo e quando ela quiser um brinquedo novo, terá que doar o antigo pra outra criança.

Então é assim que pensamos em montar o quartinho, bem minimalista, gastando pouco e um quarto que serve tanto pra menina, quanto pra menino, já que ainda não sabemos o que vai vir primeiro 😉

Segue algumas ideias de Quarto Montessoriano, para inspirações mamães e futuras mamães.

image1 image2 image3 image4 image5 image6 image7 image8

Espero que gostem e quem tem quartinho montessoriano por aí?

Fique a vontade para comentar e mandar mais alguma dica, para ajudar as futuras mamães. 😉

Beijos da Quase Mamãe 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *