jul 5 2017
Injúria Endometrial

Bom Dia, tudo bem com vocês?

Você já ouviu falar em Injúria Endometrial? Não! Esse é o tema do post de hoje!

 

O que é Injúria Endometrial?

É um procedimento simples que pode ser realizado em consultório médico sem anestesia ou mesmo realizado durante uma histeroscopia.

A injúria nada mais é do que a realização de um raspado do endométrio (um pequeno trauma) através de um cateter fino e flexível, realizado com a paciente em posição ginecológica, entre 21º e 26º dia do ciclo menstrual anterior ao ciclo de transferência do embrião.

 

Benefícios!

O procedimento favoreceria e aumentaria as taxas de sucesso na implantação, principalmente em pacientes que já se submeterão a FIV e não tiveram sucesso.

Não se sabe ao certo o porque aumentam as chances, mas acredita-se que o pequeno “trauma”, causa uma reação inflamatória que leva ao aumento de substâncias (histamina e citocinas) que facilitariam a implantação (células do sistema imunológico), como os leucócitos do endométrio e as células NK (natural killer) específicas do útero.

 

Riscos e Indicações!

Não tem riscos, pois é um procedimento simples, como falei, é mais indicado para quem já teve falhas na implantação, mas pode ser realizados em todas as pacientes que irão fazer tratamentos de fertilização in vitro.

Fale com seu médico!

Beijos e até o próximo post,

Roberta Sena Lima

(Quase Mamãe)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *