jul 12 2017
Congelamento de Óvulos

Bom Dia, tudo bem com vocês?

Vocês já ouviram falar do Teste Era – Endometrial Receptivity Array? Alguém já fez?

 

Teste ERA – Endometrial Receptivity Array!

É um exame que avalia a receptividade do endométrio, aumentando assim as chances de sucesso nos tratamentos de fertilização (fiv).

Lembrando que o endométrio é receptivo quando está pronto para a implantação do embrião, que normalmente ocorre entre os dias 18 a 21 do ciclo menstrual (5º ao 7º dias após a ovulação).

Esse período de receptividade é chamado de JANELA DE IMPLANTAÇÃO.

 

Quando é Indicado?

É indicado, quando ocorreu várias falhas de implantação durante os tratamentos.

 

Como é realizado a o exame?

É realizado a biópsia endometrial, no dia que a paciente receberia o embrião, tanto no ciclo natural ou no ciclo estimulado.

Então ao invés de realizar a transferência embrionária, é realizada a biópsia do endométrio, durante o exame é introduzido dentro do útero um cateter flexível (Pipelle de Cornie), com a finalidade de recolher um material expressivo do endométrio.

 

Interpretação dos resultados! (Fonte: IPGO)

  • Receptivo (R): o perfil de expressão do gene é semelhante ao de um endométrio normal receptivo. Recomenda-se prosseguir com a transferência do embrião no dia usual.
  • Não Receptivo (NR): o perfil de expressão do gene é semelhante a um endométrio fora da fase receptiva. É recomendado cancelar a transferência de embrião e reestudar o caso.

ERA receptivo

Os resultados da análise determinam se o endométrio está ou não em sincronia com o dia correto da implantação embrionária no momento que foi retirada a amostra. Se a resposta estiver de acordo, então a janela de implantação está de acordo com o dia em que a biópsia foi realizada, o que significa que o embrião é capaz de se implantar no útero durante este período. Portanto, nada deve ser modificado.

ERA Não receptivo

Um estado de NÃO receptividade significa que a janela de implantação é deslocada. Análises realizadas indicam que a maioria das amostras “não receptivas” eram pré-receptivas e uma personalização da janela de implantação através de um novo exame deve ser feita, o que dará uma nova estimativa da sua janela de implantação. Uma vez que a janela deslocada de implantação (janela de implantação personalizada) é identificada, o embrião pode implantar com êxito de um ciclo subsequente.

Teste Era

Teste Era – Fonte: IPGO

 

Gratidão,

Roberta Sena Lima

(Quase Mamãe)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *